terça-feira, 30 de setembro de 2008

UM OLHAR ANALÍTICO

Abaixo estarei trazendo uma análise da obra de José Paulo Netto, intitulada Capitalismo Monopolista e Serviço Social. Pode ser de alguma ajuda para quem precisa resumir o livro ou simplesmente entender a obra.

A igualdade e a democracia são os temas centrais deste livro. Ele demonstra que mais do que a critica da política social, é imprescindível fazer a critica da critica da política social. Esta não está apartada da sociedade, da economia, da democracia ou da opressão, necessitando de método para interpretá-la.por outro lado, o contrato social de hoje já não se baseia na igualdade social, nem teoricamente, e sim na desigualdade, configurando a cidadania com desigualdade produtiva.
A oposição extremada entre liberdade e autoridade no século XVIII gerou especialmente ideais mas aprimorados de governo e de Estado, as influencias recíprocas de culturas distintas como a norte americana e a européia foi o alicerce das constituições sociológicas do sérvio social como profissão.
Os governos e Estados são múltiplos, configurando democracias, mas não a democracia literal, mesmo ambas obtendo a mesma origem teórica. A história contemporânea tem assinalados a existência de cada um em separado e também a convivência com e sem atritos entre as duas.
Trata também do serviço social como profissão, a reconceitualização da prática profissional e as bases de seu desenvolvimento, métodos científicos e históricos do serviço social através dos tempos.
Dispõe de momentos históricos subseqüentes tornando a seqüência lógica de eventos que desencadearam o inicio da profissão acessível ao entendimento de quem se propõe estudá-lo a fundo.
É um livro de leitura complicada, mas completo em se tratando da história, prática, gênese, teoria e base científica do serviço social como profissão.

Nenhum comentário: