terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pensamento Político

Olá pessoal tudo bem?? Vou trazer em dois posts, um hoje e outro ainda nesta semana uma visão do "pensamento político" de Aristóteles x Machiavel e de Gandhi x Jesus Cristo x Luther King. É um ponto de vista interessante, que merece uma conferida. 

ARISTÓTELES X MACHIAVEL


Por serem pensadores e filósofos relativamente do mesmo assunto que é o Estado e a questão da ciência política, os dois gregos por si tem pensamentos diferentes, pois Aristóteles dizia que a política era uma mera extensão da ética, onde o seu interesse desmembrava no sentido da população em assegurar as melhores condições de vidas para o povo, em saber como fazer para melhorar a situação em que o Estado se encontra. Aristóteles valorizava muita a privacidade a liberdade individual o bem estar do povo no meio social, e era contra o trabalho feito manualmente como dos escravos. Sendo Aristóteles um pensador mais humano.
Já Machiavel separava a ética da política completamente, pois pra ele se caso precisasse ele usaria da antiética para conseguir burlar o povo, dizendo que seria necessário ser falso para ser um bom governante.
Partindo do pressuposto de que o Estado tem poder centralizado dando assim uma proteção ao homem, mas de acordo com isso deixava a liberdade em proposta de forma que não lhe interessava, fazendo com que a população vivesse nesse meio centralizado.Maquiavel não era idealista. Era realista. Ele estudava a sociedade através da análise da verdade concreta dos fatos humanos. Suas idéias sobre a realidade política eram sobre prática humana concreta. Onde seu maior interesse era o Estado, procurando compreender como as organizações políticas se fundam, se desenvolvem, e acabam. 
Pela falta de ética a população acreditava que Nicolau Machiavel era um homem que usava de má fé para conseguir o que ele precisava, mas pelo contrário ele procurava sempre fazer o melhor para o Estado. 


Nenhum comentário: