quinta-feira, 17 de outubro de 2013

As representações de beleza transmitidas pelos filmes infantis - SHREK (Parte II)



Apresentando... Shrek!

Para fazer uma análise a respeito das representações de beleza presente no filme Shrek, cabe antes fazer um pequeno resumo da história para situar melhor quem lê. O filme retrata a trajetória de um Ogro, Shrek, que tem seu pântano tomado por personagens de contos de fadas. Determinado a salvar seu lar, Shrek faz um acordo com Lorde Farquaad e parte, na companhia de um burro falante, para salvar a princesa Fiona, a futura noiva do lorde, que está trancafiada em um castelo, guardada por um dragão. Na verdade, o lorde tem interesse em casar pois quer torna-se rei e para isso precisa de uma princesa. Porém, esta guarda um segredo, que quando revelado causa espanto a todos.
Que monstruosidade é essa?
A filme começa com Shrek lendo uma história de contos de fadas. Ao fundo, toca uma canção romântica durante a leitura. A história é sobre uma linda princesa adormecida que é trancafiada em uma torre guardada por um dragão, esperando ser salva pelo verdadeiro amor. Nesse momento, Shrek rasga a página do livro, exclamando: “Como se isso fosse acontecer!”. Ouve-se então um barulho de descarga e Shrek esmurra a porta do banheiro. Começa a tocar uma outra música mais animada (Smash Mouth). Durante essa música, o ogro aparece cuspindo, peidando num lago e arrotando. O espelho quebra diante sua feiúra. Só nesse início, já é possível pensar que há uma certa intenção de chocar quem assiste ao filme, pois são aspectos que não são veiculados em novelas, seriados e outros filmes, pois fazem parte da intimidade das pessoas. Em outro momento, Shrek retira cera do ouvido para fazer vela.
O ogro é perseguido por moradores por ser diferente, uma “monstruosidade”. Em outras partes do filme, é possível identificar essa questão, principalmente vindo do próprio Shrek que se isola de todos no pântano. Quando o burro livra-se de guardas do Lorde Farquaad por causa de Shrek, resolve acompanhá-lo por não ter amigos. Porém, Shrek faz de tudo para mantê-lo afastado: “Olha para mim. O que eu sou? Sou um ogro! Não te incomoda isso?”. Mas o burro não lhe dá bola. Isso porque ele também sente-se rejeitado pois fica sozinho e não tem ninguém, chegando a achar que é diferente. Em um momento chega a reclamar para Shrek que “é muito chato ser considerado anormal”. Enquanto o dois vão atrás de Fiona, Shrek compara os ogros a uma cebola que tem camadas e diz que “há mais do que se imagina nos ogros”. O Burro pergunta-lhe se ele não pode ser como um bolo ou pavê que as pessoas gostam, mas Shrek diz não se importar com o que todo mundo gosta. Na verdade, Shrek acabou construindo uma barreira para não ter que lidar com essa questão.
O pântano de Shrek é invadido por seres dos contos de fadas. O lobo mau deita-se na sua cama e os sete anões colocam a Branca de Neve, que está numa redoma de vidro, na sala. Quando Shrek aparece para expulsá-lo, todos se assustam diante sua feiúra porém quando diz que falará com o Lorde para devolver suas terras, os seres dos contos de fadas o aclamam como se fosse rei. Recebe de passarinhos uma coroa de flores e um manto vermelho, relembrando a Bela Adormecida. Essa situação também se repete quando Shrek, já no castelo do Lorde, precisa lutar com guerreiros que disputariam entre si a missão de salvar a princesa Fiona. No início, o público olha para ele horrorizado, mas depois Shrek acaba ganhando a simpatia de todos sendo aplaudido por ter ganhado a luta.
Em outro diálogo, Shrek diz ao burro que “às vezes as coisas são mais do que parece”. O burro lhe acusa de estar afastando-se das pessoas:
B: - “ O que você está escondendo? Quem está tentando manter longe?”
S: - “Todo mundo, ok?”
B: - “Qual é o problema? O que você tem contra todo mundo?”
S: - “Não sou eu que tenho problemas, ok? É o mundo que parece ter um problema comigo. As pessoas olham para mim: ‘Ah, socorro! Um ogro horrível!’Elas me julgam antes de me conhecer. Por isso que estou melhor sozinho”.         
A diferença acaba por ser ignorada, eliminada ou excluída, pois escapa ao padrão definido pela sociedade.  
Existe um reino mais perfeito do que o meu?
Na verdade, o que o Lorde quer é tornar-se rei, mas para isso precisa de uma princesa. É o que diz o espelho da Branca de Neve, capturado pelos seus guardas, quando Farquaad pergunta se existe um reino mais perfeito que o dele. O espelho passa então a apresentar as “candidatas” à noiva (como se estivesse apresentando um concurso de beleza): Cinderela, Branca de Neve e Fiona. O interessante na apresentação de Cinderela é a indicação de seu “hobby”: “cozinhar e limpar para as duas irmãs más”, como se ela fizesse isso porque quer (e por serem tarefas femininas) e não porque é mandada. Outra curiosidade é que as candidatas servem para todos os gostos: uma morena, uma ruiva e outra loira (que não poderia faltar). Após a escolha do Lorde, o espelho começa a dizer que “existe uma pequena coisa que acontece a noite com Fiona que ele precisa saber”, mas o Lorde não lhe dá atenção.
O bem e o mal
O castelo onde Fiona está aprisionada é escuro e sombrio, como todos os outros castelos do mal são retratados nos filmes infantis (como fica o castelo da Bela Adormecida quando Malévola surge como um dragão). O castelo fica numa montanha coberto por nuvens pretas ao redor de um rio de lavas. Essa é uma forte característica dos filmes infantis: há uma clara distinção entre o bem e o mal, retratada através das cores e sons, pois as cores claras são utilizadas para mostrarem os heróis e as escuras representam os vilões.
O dragão surge no escuro para dar medo ao telespectador. Porém, quando encurrala o Burro e este começa a elogiar seus dentes, o Dragão aparece na luz: é rosa, com cílios grandes e pintados e batom - um dragão fêmea. O cenário muda de cor, torna-se mais claro, menos assustador. O dragão fêmea assume uma fisionomia simpática. Acaba apaixonando-se pelo burro.
Chatice que cospe fogo?
Um aspecto relevante do filme que pode ser analisado sob a perspectiva dos Estudos Feministas surge no seguinte diálogo, quando os personagens estão entrando no castelo para salvar a princesa Fiona:
- Burro: “Onde está essa chatice que cospe fogo?”
- Shrek: “Lá dentro, esperando que a gente a salve!”
- Burro: (RISOS) “Eu estava falando do dragão, Shrek!”.
Através desse diálogo podemos ver claramente como se caracterizam e são representadas as relações de gênero. Além de “chata”, podemos pensar que a mulher é considerada tagarela ou estúpida e bruta ao falar. Claudia Rael, ao estudar as protagonistas da Disney, cita o caso da princesa Ariel, que para tornar-se humana aceita dar sua voz à Bruxa Úrsula. Esta diz que os homens gostam de “garota caladinha”, “retraída” e “quietinha”. Rael analisa que “o ideal feminino vai se constituir a partir da lógica binária do masculino/feminino, onde o primeiro termo é valorizado e se opões ao segundo termo visto como negativo” (RAEL, 2002:48). Neste caso, as atitudes femininas são definidas a partir do homem que acaba tendo o poder de determinar as atitudes das mulheres podendo falar sobre elas.
Resgatando a princesa
Um outro momento do filme onde também podemos analisar as questões de gênero é durante o salvamento de Fiona. Graças ao dragão, Shrek desmorona na torre onde está a princesa. Ao vê-lo chegar, deita-se na cama, fingindo estar adormecida. Tem até um buquê de flores a sua disposição. Quando Shrek aproxima-se, Fiona faz um bico com a boca para receber um beijo, mas ele sacode-a, perguntando se é a princesa. Esta responde que sim e que estava “aguardando um cavalheiro corajoso que viesse me salvar”. Durante toda essa cena, acabamos por relembrar os contos de fadas, bem como a posição da princesa frente ao seu príncipe encantado que veio salvá-la. A própria Fiona mostra que esse tipo de história não muda e o enredo é sempre o mesmo. Sua expectativa também é baseada no romantismo típico às princesas:
- “Espera cavaleiro! Encontramo-nos finalmente. Não deverá este ser um momento maravilhoso e romântico?”.
- “Rezo para que aceites esse favor como prova de minha gratidão!” (Fiona entrega a Shrek um lenço, mas este enxuga o suor e lhe devolve). 
- “Você não matou o dragão? Mas não está certo. Você deveria ter entrado com uma espada numa mão e na outra um estandarte. Foi o que os outros fizeram”.
Após saírem do castelo Fiona diz que eles devem se beijar. Shrek reclama que isso não estava no contrato, mas a princesa diz que o beijo é o destino, que seria o primeiro beijo do amor verdadeiro. Shrek revela então que o príncipe é o Lorde Farquaad que pediu para salvá-la. Fiona fica furiosa: “Eu tenho que ser salva por um verdadeiro amor e não por um ogro e o seu burro.”
Essas falas de Fiona revelam o quando o romantismo está associado ao feminino. É característica dos filmes infantis a princesa ser retratada como sendo sentimental, ficando a espera do príncipe encantado.
Durante a volta ao castelo do Lorde, Fiona canta com um passarinho, como no filme A Bela Adormecida. Podemos perceber o quanto a música é um recurso bastante utilizado nos filmes por sinalizarem uma certa importância emocional das cenas, descrevendo sentimentos dos personagens. Nessa cena, a voz suave da princesa reforça um forte característica da representação feminina.
Os filmes infantis também acabam por reproduzir um comportamento desejável às mulheres. Em uma cena, Shrek arrota e o burro o repreende dizendo que não era maneira de portar-se na frente de uma princesa. Esta então arrota:
- Burro: “Ela é tão nojenta quanto você?”.
- Shrek: “Ela é diferente!”
- Fiona: “Talvez não devêssemos julgar antes de conhecer.”  
O diálogo retrata que atitudes são consideradas adequadas para uma mulher, pois ao arrotar Fiona não é considerada uma princesa normal (afinal, elas também tem suas necessidades fisiológicas), mas sim diferente como se essa atitude não fizesse parte do universo feminino. Uma outra atitude que causa estranhamento aos personagens masculinos é quando a princesa luta com Robin Hood e seus amigos (no final do filme, dá a entender que esses personagens são homossexuais pois dançam YMCA do grupo Village People). Lutar é associado ao homem pois exige força e destreza, características associada ao homem. Esse é o único momento do filme em que o personagem feminino salva o personagem masculino pois o mais comum de acontecer é o contrário.
Princesa = beleza
Antes de a princesa ser entregue ao Lorde, o Burro faz uma descoberta: Fiona foi enfeitiçada por uma bruxa e transforma-se num ogro à noite. O feitiço só seria quebrado com um beijo do verdadeiro amor e assim assumiria sua verdadeira forma. Por isso precisa casar-se com o lorde antes do por do sol.
Nesse momento da história, o diálogo entre os personagens revela muitos discursos em torno do que é ser princesa e de como essa posição social está associada à beleza. Seus padrões “regulam os lugares onde as pessoas se permitem amar serem amadas: a partir deste lugar conferido pela beleza, a figura da princesa apresenta-se como apta para protagonizar o amor” (GOMES, 2000: 21). Primeiramente, o Burro tenta convencer Shrek a declarar-se para Fiona, mas Shrek diz que não adiantaria nada pois ela é uma princesa e ele um ogro. Após, Fiona lamenta-se para o Burro:
- “Eu sou uma princesa e não é assim que uma princesa deve parecer.”
- “Quem poderia amar alguém mais nojento e feio. Princesa e feiúra não combinam”.
As princesas, como a maioria das protagonistas não só dos filmes infantis, mas as que aparecem na mídia em geral, são sempre representada como jovens bonitas, esbeltas, com voz, traços e formas mais suaves, “que utilizam roupas e adereços que marcam sua condição feminina e lhe proporcionam uma aparência sedutora”( RAEL, 2002:65). Fiona também é uma princesa com corpo esguio, voz suave, olhos verdes e cabelos ruivos. Procurei selecionar figuras das principais princesas e protagonistas da Disney para mostrar as semelhanças: moças brancas, com narizes pequenos, que usam longos vestidos, muitas vezes sendo chamadas de belas. Paola Gomes, em sua tese de mestrado, conclui que existem traços típicos entre as princesas e outras mocinhas e heroínas e que estas não são “características aleatórias; o nariz pequeno das princesas, por exemplo, está carregado de alusões à pueridade que, por sua vez remete à inocência, qualidade necessária para que o amor romântico se realize da forma mais pura” (GOMES: 2000: 181).
O corpo perfeito também é associado à beleza e tem sido destaque na mídia. Nos filmes infantis não encontramos protagonistas mais “cheinhas”. Essa representação geralmente é feita com as vilãs ou criadas e empregadas das histórias. Há também uma preocupação em relação ao uso de roupas e adereços apropriados ao personagem, evidenciando belas formas e transmitindo sensualidade. “Tudo isso são construções sociais e culturais que marcam os corpos dos sujeitos e estabelecem a conformação dos mesmos às regras sociais, estéticas e morais dos grupos a que pertencem” (RAEL, 2002: 68). Assim, essas marcas servem como regulação social que indicam as identidades dos sujeitos e o seu destino na história.
Quem ama o feio, bonito lhe parece.
Durante o casamento, Shrek surge para declarar seu amor por Fiona. Esta diz que precisa lhe falar a verdade e espera o pôr do sol para mostrar-se como ogro. Shrek diz que a ama e os dois se beijam. Começa a transformação: a cena remete-nos ao filme A Bela e a Fera, quando esta se transforma em príncipe encantado. Porém Fiona continua como ogro. Não entende:
- Fiona: “Eu deveria estar linda.”
- Shrek: “Mas você está linda!”
Essa transformação parece surpreender, pois há uma certa expectativa de que Fiona torne-se novamente uma princesa humana. É como se o final feliz fosse merecedor apenas para o belo.
O filme foi considerado pela crítica como um “anti-contos de fadas”, talvez por retratar intimidades que não costumam aparecer na mídia e por terem como personagens principais figuras que fogem ao padrão de beleza estabelecido pela sociedade. O mocinho é um ogro e seu companheiro um burro falante, e a princesa ao final assume a forma de um ogro. Porém mesmo assim a história constitui-se de um conto de fadas, por apresentar os mesmos elementos como a donzela em perigo e o final feliz, entre outros.
Durante todo o filme, pudemos perceber práticas discursivas a respeito da mulher e principalmente da beleza, sendo abordado inclusive a beleza interior. Conforme Paola Gomes, a beleza tem um padrão bem definido pela sociedade e assim, a feiúra passa a ser “ tudo aquilo que por detalhes ou evidências, escapa ou se opõe a esse padrão. Quanto mais rigidamente o olho estiver acostumado a apreciar o padrão, maiores serão as dificuldades para aceitar o que está fora desse padrão” ( GOMES, 2000: 187). São as diferenças que não são aceitas ou que são excluídas em função da identidade padrão.
E o final da história? Eles viveram felizes para sempre.
Palavras finais????
Os desenhos animados, como vimos, fazem circular discursos sobre beleza, sexualidade e gênero. Por ser uma das instâncias culturais que participam da constituição de identidades e subjetividades, precisam ser analisadas com um olhar crítico.
Muitos saberes veiculados pela mídia são tomados como verdades. Os filmes infantis reforçam as oposições binárias: bem ou mal, heróis e vilão, homem e mulher; valorizando o primeiro elemento. Essas imagens produzem modos de ser que constituem subjetividades.
Em relação a beleza, tratada nessa pesquisa, há um discurso do belo, do corpo perfeito e das mulheres que são produzidos para seduzir e encantar as pessoas. Pois ao consumirmos essas imagens, estamos absorvendo a idéia da eterna juventude das princesas bem como o desejo de um amor ideal e felicidade para sempre.
Ao veicularmos os filmes infantis nas escolas, parece importante questionar que tipos de discursos são transmitidos. Este artefato cultural não deve ser considerado apenas como entretenimento, mas sim um importante local de cultura infantil que colabora na constituição de sujeitos.

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