Segue abaixo uma análise do ponto de vista ético e histórico do ótimo filme "Quase Deuses" que narra a trajetória dos médicos que efetuaram a primeira cirurgia cardiaca da história. Vale a pena conferir o filme e compreender o contexto em que ele se passa com o texto apresentado.
1) Qual é o período da historia humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?
Quebra da bolsa de valores de Nova York , provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.
Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)
Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica).
2)Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme:
Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme , podendo ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, no ônibus os lugares eram divididos. A maioria aceitava essa condição pois eles mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Raras exceções de negros que se destacaram e tiveram coragem de engajar na lutas por igualdade de condições, seja social ou econômica.
Violação da Lei da Natureza: Cirurgia cardíaca, contra os desígnios de Deus, dono da vida segundo analise da igreja e do padre do filme junto à família.
A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.
3)O que a ciência medica considerava intocável na época? Como essa regra foi rompida e qual o princípio revolucionário que surgiu?
Na época do filme o coração humano era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), desafiando as leis medicas e as leis de Deus para mais tarde salvar milhões de vidas humanas.
4)No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?
Nenhum princípio deve ser rompido. Escolhemos como tema a Clonagem Humana. Acreditamos que, apesar de todos os avanços tecnológicos a sociedade não esta preparada para a clonagem de seres humanos. A técnica de clonagem ainda esta em aperfeiçoamento. A alta taxa de mortalidade em experimentos com animais, alarmam para o fato de ninguém saber, determinar a normalidade dos embriões. “do ponto de vista científico a clonagem humana é inevitável, mas não sabemos se a sociedade como um todo vai permitir que isso aconteça, porque a ciência avança e não pensa nas conseqüências, o avanço é feito. Mas quem impõe os limites é a sociedade. Os aspectos jurídicos, morais religiosos vão ser determinados pela sociedade”.
4 comentários:
sobre a questão "4)No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?" Devemos repensar se já não estamos rompendo princípios éticos na vida capitalista que aprovamos e mantemos. Não sou contra o modo de economia que nossa sociedade adotou. Mas sou contra rompermos princípios éticos como igualdade de consideração (veja Peter Singer; Dale Jamieson, Adela Cortina, etc.); da justiça (quando nos comportamos pensando apenas nos nossos benefícios), entre outros. Temos que refletir melhor nossas ações e suas consequências. Vivemos em um mundo de aparências, ganância e interesses. O desenvolvimento científico vai de acordo com os interesses da sociedade (ou ao menos da parte rica da sociedade). O cientista não é alheio à sociedade, mas seu emprego e trabalho depende do que a sociedade quer investir. Cabe todos nós pensarmos e agirmos para mudar e transformar esse modelo de sociedade que temos atualmente para um mais justo, honesto e menos interessado no lucro. Como fazer? Educar nossos filhos e nos reeducar, ensinar aos outros e nós mesmos a criticar o que nos é imposto pelos meios de comunicação de massa e a valorizar atitudes éticas.
assinando: Mel. (Anônimo 4 março 2012 17:04)
Muito emocionante
Ótimo filme com certeza vou assistir mais vezes
Postar um comentário