segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O que significa?? - Terceira Parte

IDEALISMO

Dicionário Aurélio - Propensão do espírito para o ideal. Qualquer uma das doutrinas que afirma ser a realidade essencialmente espiritual, mental, Intelectual ou psicológica.

Dicionário de Filosofia – “Leibniz empregou o termo “idealista” ao referir-se a Platão e a outros pensadores para quem a realidade é a forma (ou a idéia). Os autores idealistas ou, como também os chamou Leibniz, “formalistas” sustentam doutrinas muito distinta por autores que, como epiceno, são qualificados de “materialistas”. Ainda é muito comum empregar “idealismo” para referir-se ao platonismo, ao neoplatonismo e as doutrinas filosóficas análogas” (MORA, 1998)

ILUMINISMO

Dicionário Aurélio - Doutrina dos que crêem na inspiração mística, movimento cultural e intelectual; movimento de originalidade teórica fraca e principalmente eclética, tenta racionalizar a condição do homem, ou seja, torná-lo mais feliz.

INDIVIDUALISMO

Dicionário de sociologia - Tendência a não pensar senão em si. Tendência a libertar-se de toda solidariedade com seu grupo social, a desenvolver excessivamente o valor e os direitos do individuo.

LIBERALISMO

Dicionário Aurélio - Atitudes dos que defendem a propriedade privada as reformas sociais graduais, as liberdades civis e a liberdade de mercado.

Dicionário de sociologia - Doutrina dos partidários da livre-empresa, que se opõe ao socialismo e ao dirigismo; mais particularmente, teor ia a qual o Estado não deve intervir nas relações econômicas que existem entre indivíduos, classes ou nações.

MATERIALISMO

Dicionário Aurélio - Vida voltada unicamente para os gozos e bem materiais. Qualquer das doutrinas filosóficas que afirme a antecedência da natureza com relação ao espírito, a mente ou a qualquer realidade de ordem espiritual.

Dicionário do pensamento social do séc XX – “Em seu sentido mais amplo, o materialismo afirma que qualquer coisa que exista é apenas matéria, ou pelo menos depende dela. (em sua forma mais gera, ele pretende que toda realidade seja essencialmente material, em sua forma mais específica, que a realidade humana assim é). Na tradição marxista, o materialismo normalmente é do tipo não – sedutiro (SIC) mais fraco” (OUTNWAITE, 1996)

Nenhum comentário: